Skip to main content
European Climate Pact

Compromissos

Comprometa-se em prol do clima e encoraje outros a fazer o mesmo. Todos podem contribuir. Por mais pequenos que sejam, todos os esforços contam.

All Europeans can take practical, everyday steps to reduce their carbon footprint and contribute to more sustainable living.

Dê um passo em frente

Compromissos assumidos por organizações

O Pacto convidará as organizações e os coletividades a registarem as suas iniciativas em matéria de clima e a transformá-las em compromissos em matéria de ação climática, a promoverem a ação, a incentivarem os outros a juntar-se-lhes ou a lançarem as suas próprias iniciativas e a expandirem e reproduzirem boas ideias e projetos.

Todos os tipos de organizações, desde escolas e grupos comunitários a grandes organizações e empresas públicas ou privadas, podem assumir um compromisso, que pode estar relacionado com a forma como a organização funciona, produz, comunica ou motiva os cidadãos, empregados, clientes ou partes interessadas a tomar medidas.

Em consonância com os valores do Pacto, os compromissos assumidos devem ir além do que é exigido pela legislação e implicar ações concretas com base em dados científicos destinadas a alcançar resultados claros e mensuráveis que possam ser monitorizados.

Ao registarem um compromisso, os participantes comprometem-se a partilhar informações relevantes sobre as suas ações, a fim de ajudar a acompanhar os progressos e a compreender o impacto das medidas tomadas. Os participantes podem interessar-se pelo trabalho levado a cabo por outros e associar-se-lhes para gerar outras ações e dinâmicas num espírito de comunidade.

Os compromissos assumidos ao abrigo do Pacto aproveitarão a multiplicidade e diversidade de iniciativas já em curso na Europa, divulgarão as soluções existentes para que outros possam aprender e inspirar-se e ajudarão as redes de apoiantes do clima e as comunidades a concretizarem a suas próprias ambições em matéria de clima e a unir forças com outros intervenientes.

O sistema de compromissos será desenvolvido e criado em conjunto com as partes interessadas em 2021. Estamos atualmente a recolher manifestações de interesse para a assunção de compromissos. Partilhe as suas ideias connosco, ajude a criar compromissos e adira ao movimento europeu pelo clima!